A Ordem das Cabeças Pensantes   1 comment

  Cabeças Pensantes atentem e vigiem  ‘A Dona da Informação’

Essas duas matérias de jornais diferentes do Rio de Janeiro, revelam o jogo sujo realizado pela Rede Globo de Televisão contra o técnico da Seleção brasileira Dunga.

Parte do público, ainda não conhece como age essa empresa quando tem seus interesses contrariados. Há muito eu questiono os privilégios ‘concedidos’ pela CBF a essa emissora. Houve uma ocasião quando percebeu que poderia haver uma limitação nas suas relações desencadeou algumas reportagens que revelavam problemas de má gestão administrativas e operações financeiras envolvendo o senhor Ricardo Teixeira.

Não demorou a campanha desmoralizadora, logo foi restabelecida a nefasta convivência. As denúncias foram substituídas por loas e matérias bajulativas em quantidade superior as denúncias.

 

24.06.10 às 01h42 Jornal O Dia

Dunga não tira o pé em dividida
Negativa em dar exclusividade à ‘TV Globo’ teria originado o barraco na coletiva após o jogo de domingo

Joanesburgo (África do Sul) – Um barraco com enorme repercussão e audiência! Assim pode ser definida a queda de braço entre a ‘TV Globo’, principal emissora do País, e o técnico Dunga, comandante de um dos ‘patrimônios nacionais’, a seleção brasileira. O mau humor do treinador na entrevista coletiva de domingo, após a vitória sobre a Costa do Marfim, tinha origem na pressão da emissora para que liberasse entrevistas exclusivas com alguns jogadores.

O técnico Dunga não abre mão de manter os jogadores isolados, mesmo sob a pressão da ‘TV Globo’ e até da CBF | Foto: Marcelo Regua / Agência O Dia

Ele já dissera não em outras oportunidades e manteve a negativa em nova investida, desta vez para o ‘Fantástico’. Dunga comprou a briga, apesar de ter recebido até mesmo um pedido de Ricardo Teixeira, presidente da CBF. O responsável por levar o material ao ar no programa dominical era o jornalista Alex Escobar, alvo dos inúmeros palavrões pronunciados pelo técnico, baixinho, no meio da coletiva, que acabaram captados pelo sistema de som da sala de imprensa.
>> Leia também: Drama de Dunga fora de campo
Dunga perdeu o controle justamente quando Escobar comunicava a negativa dele ao apresentador Tadeu Schmidt e demonstrava muita contrariedade. Por isso, o técnico interrompeu a coletiva durante uma resposta e questionou Escobar se havia algum problema. Depois, irritado, perdeu a linha e falou os palavrões.
Na gestão Dunga à frente da seleção brasileira, a ‘TV Globo’ teve cassados vários privilégios, apesar de investir milhões de dólares na cobertura da Copa do Mundo, da qual é dona dos direitos de transmissão. Na nova ‘Era Dunga’, a emissora está sendo tratada como todos os demais veículos brasileiros de imprensa presentes ao Mundial: sem acesso a treinos fechados e aos
jogadores fora das tradicionais coletivas.
Logo no início da Copa, o técnico mostrou que jogaria duro como nos tempos em que estava em campo: para mostrar autoridade, fez Robinho — o mais presente em suas convocações — pedir desculpas ao grupo por ter quebrado o acordo na folga e falado com exclusividade à emissora.
Em outras Copas, a ‘TV Globo’ teve liberdade para trabalhar nos bastidores da Seleção, direito que não era estendido a profissionais dos demais veículos de comunicação — entre eles, o próprio Dunga, que já foi comentarista do ‘Bandsports’ em Copa. Quem não lembra da apresentadora Fátima Bernardes até viajando no ônibus da delegação brasileira?
Com Dunga, isso acabou. Para a imprensa brasileira na África do Sul, as exigências atuais incomodam e dificultam a cobertura, privando leitores, ouvintes e telespectadores de notícias. Mas, para a ‘TV Globo’, é uma insuportável e descabida novidade. Uma verdadeira afronta.

Por Ana Carla Gomes, Janir Júnior e Marluci Martins

Helio Fernandes |quarta-feira, 23 de junho de 2010 | 07:10   Jornal Tribuna da Imprensa

Apesar de dar o “caso” por encerrado, a Globo não esquece Dunga, sabe que agora perdeu. No início de 2008, Dunga venceu, depois perdeu no final de 2008 com Galvão Bueno. Ricardo Teixeira não ganhou antes ou depois, não combateu

É uma luta constante, aberta ou escondida, gravada ou ao vivo, mas com direito a ida e volta ou até reviravolta. E péssima análise. Com isso, pedido de trégua. No domingo, editorial no Fantástico (não há Jornal Nacional nesse dia), mas os inspiradores e até redatores, do alto escalão.

Só que acreditavam se esconder por trás do repórter Alex Escobar, insultado por Dunga na véspera, e obter a audiência recorde de 44 pontos. (Como aconteceu no jogo Brasil-Coreia do Norte, dados do Ibope).

Mas como o Ibope dá resultados contra e a favor, logo comunicava à Globo: “O editorial contra Dunga repercutiu muito mal, quem estava contra ele, ficou a favor”. Começaram a se assustar e entraram em “pânico na TV”, quando receberam o resto da informação: “A opinião pública concluiu que a Organização Globo está contra a seleção”.

Sabendo que não podiam lutar contra isso, mudaram totalmente de posição, “o episódio está encerrado”. E complementando com as ORDENS INTERNAS NESSE SENTIDO, publicamente fizeram autocrítica, chorando aos pés da Procissão: “Sempre fizemos tudo pela seleção, corremos até o risco de trocar o jornalismo pela TORCIDA, mas foi sempre o que fizemos”.

Não acaba aqui, porque nada começou aqui.

A Globo quer dominar tudo, e não apenas o futebol. Com a Organização, as potências jamais andam na rua, se escondem para dominarem com vigor e efervescência. (É essa palavra mesmo). Com treinadores que trocam abençoadamente a independência pela exibição, a Globo não perdeu nenhuma luta, nem sequer um round.

Só que Dunga “enganou” muito bem os analistas de plantão da Globo, assumiram que “o atual treinador é dócil como os outros”, e foram dormir saciados. Só que se equivocaram totalmente. Deviam ter concluído, que não podia ser por acaso que o treinador era conhecido pelo apelido (seria pseudônimo?) da fábula.

A luta vem de longe, pois Dunga, ao contrário de outros, com muito mais nome (tipo Leão e Luxemburgo, na época), está há quatro anos à frente da seleção. Veio “por mares nunca dantes navegados”, sem naufragar, mesmo enfrentando turbulências da poderosa nau platinada.

Vou contar apenas dois episódios marcantes da luta pelo “cinturão”, entre Dunga e a Globo. Os dois em 2008, o primeiro, estocada de Dunga, vitorioso. O segundo, revide da Globo, que era para ser demolidor e arrasar Dunga, mas que ele recebeu, não revidou e ganhou.

1 – Dunga comunicou à Globo que “gostaria muito que Mario Jorge Guimarães deixasse se ser o elemento de ligação com ele”. Dunga sabia que fazia aposta que só mesmo Lloyd’s de Londres bancaria.

Bancou e ganhou. Mario Jorge Guimarães, homem fortíssimo da Organização, ficou surpreendido ao ser “promovido” a Executivo BEM ALTO do SporTV. E Dunga também surpreendido com a vitória. Só que não sabia que a Globo acertara com Ricardo Teixeira um esquema para derrubar Dunga.

Nesse esquema, entrava o seguinte. A Globo, representada por Galvão Bueno. a CBF e Ricardo Teixeira pelo assessor de cavalaria. E o instrumento seria o programa “Bem, amigos”, do próprio Galvão.

Uma irresponsabilidade jornalística (?) total. O programa, com toda sua equipe de estrelas, só tinha um objetivo: revelar à opinião pública e comentar a SUBSTITUIÇÃO DE DUNGA por Muricy Ramalho.

***

PS – Para maior grandiosidade, o próprio Muricy estava presente, endeusado, engrandecido e aplaudido, rindo a noite toda. O programa levou duas horas e 20 minutos, só se tratou disso.

PS2 – Para justificar a “informação”, disseram candidamente que ela vinha de alguém “que circulava em torno de Ricardo Teixeira”. Ha!Ha!Ha!

PS3 – Acabou a palhaçada, todos satisfeitos e vitoriosos, foram jantar depois do programa, (como fazem habitualmente) tinham como certo que Dunga procuraria a CBF para se render à Globo.

PS4 – O treinador foi ganhando, acumulando vitórias esportivas e fazendo o tempo correr a seu favor.

PS5 – Teixeira, seu assessor de coudelaria e a Globo, esperando tranquilos a derrocada de Dunga. Mas este foi ganhando, o tempo passando e tornando impossível sua demissão.

PS6 – Chegou a época da Copa, a Copa uma realidade, não entenderam nada. Tiveram a audácia de ir pedir a Dunga uma “entrevista exclusiva”. Levaram um safanão, jogaram a culpa em cima do mau humor do treinador.

PS7 – Agora, não tem mais solução: se a seleção VENCER, a vitória é do Dunga. Se for DERROTADA, é a Globo. A própria Organização PASSOU RECIBO.

—Pois é… vamos aguardar o final da Copa.

—Mais, muito mais, eternamente-.

Anúncios

Publicado junho 24, 2010 por heitordacosta em Organizações

Uma resposta para “A Ordem das Cabeças Pensantes

Assinar os comentários com RSS.

  1. E’…..A HISTORIA DE DAVI E GOLIAS SE REPETE!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: