A Ordem das Cabeças Pensantes   Leave a comment

 

Cabeças Pensantes atentem e vigiem

 

                                       

                              
                       

 

                     
MENSAGEM DO PAPA
BENTO XVI
PARA A QUARESMA 2010

"A justiça de Deus se manifestou
através da fé em Jesus Cristo "(cf.
Rm 3,21-22)

Queridos irmãos e irmãs

A cada ano, durante a Quaresma, a Igreja nos convida a uma análise sincera da nossa vida à luz do ensinamento do Evangelho. Este ano eu quero propor algumas reflexões sobre o tema geral de Justiça, com base na instrução paulina: "A justiça de Deus se manifestou através da fé em Jesus Cristo" (cf. Rm 3,21-22).

Justiça: "Dare suum cuique"

Eu paro no primeiro significado da palavra "justiça", que significa em linguagem comum ", dando a cada um o seu próprio" – "suum cuique ousar"De acordo com a famosa expressão Ulpiano, um terceiro século jurista romano. No entanto, essa definição clássica não é muito claro que "sua própria", a ser assegurado a cada um. Aquele homem que mais precisam não pode ser garantida por lei. Para desfrutar de uma vida plenamente, você precisa de algo mais íntimo do que só pode ser concedida de graça: poderíamos dizer que o homem vive o amor que só Deus, que criou à sua imagem e semelhança, você pode dizer. Posses materiais são certamente útil e necessário (na verdade, o próprio Jesus estava preocupado com a cura dos doentes, alimentar a multidão que o seguia e certamente condena a indiferença que ainda hoje provoca a morte de centenas de milhões de pessoas humana falta de comida, água e medicamentos), mas "justiça distributiva", prevê o ser humano todos os "donos" que merece. Este, além de pão e mais pão, precisa de Deus. Notas de Santo Agostinho: se "a justiça é a virtude que distribui a cada um o seu próprio … justiça humana não é que o homem longe do verdadeiro Deus "(De Civitate Dei, XIX, 21).

Onde a injustiça não?

Marcos Evangelista diz as seguintes palavras de Jesus que estão em debate na época sobre o que é puro eo que é imundo, "Nada está fora do homem que estão se metendo, pode contaminar, mas o que sai da homem, que é o que contamina o homem … O que sai do homem, que é o que contamina. Porque de dentro, do coração, vem o mal "(Mc 7,15. 20-21). Para além da questão imediata sobre os alimentos, podemos ver a reação dos fariseus uma tentação permanente do homem: a de identificar a origem do mal em uma causa externa. Muitas das ideologias modernas, se olharmos de perto, este orçamento: como a injustiça vem "de fora", para que a justiça prevaleça é suficiente para eliminar as causas externas que dificultam a sua execução. Esta maneira de pensar ", adverte Jesus é ingênuo e míope. A injustiça, o fruto do mal não está enraizada exclusivamente externa, tem sua origem no coração humano, onde o germe de uma coexistência misteriosa com o mal. O salmista reconhece-se amargamente: "Olha, na culpa de eu nascer um pecador, quando minha mãe me concebeu" (Sal 51,7). Sim, o homem é frágil por causa de um impulso profundo, que mortificado lhe a capacidade de entrar em comunhão com os outros. Naturalmente aberta ao livre fluxo de sentimento compartilhado dentro de si uma estranha força da gravidade que o leva a retirar-se para si mesmo, a prevalecer sobre os outros e contra eles: o egoísmo, o resultado do pecado original. Adão e Eva, tentados pela mentira de Satanás, segurando o fruto misterioso contra o mandamento divino, que substituiu a lógica de confiar no amor do suspeito e de corrida, a lógica do recebimento dos dons confiados à espera do Outro , pela lógica de agarrar ansioso e agir por conta própria (cf. Gn 3,1-6), como resultado experimentar um sentimento de inquietação e incerteza. Como pode o homem se livrar dessa unidade egoísta e se abrir para o amor?

Justiça e Sedaqad

No coração da sabedoria de Israel encontrar uma ligação profunda entre a fé em Deus, que "levantou-se da poeira do underdog" (Sal 113,7) e de justiça para com o próximo. Ela expressa bem a mesma palavra em hebraico indica a virtude da justiça: sedaqad,. Realmente, sedaqad significa, por uma aceitação plena da vontade do Deus de Israel, sobre a igualdade, outros com os outros (cf. Ex 20,12-17), especialmente os pobres, o estrangeiro, o órfão ea viúva (cf. Dt 10:18-19). Mas os dois significados estão relacionados, porque dar aos pobres, aos israelitas, não só dando a Deus que deu pena do sofrimento do seu povo o que ele deve. Não é por acaso que o dom das Tábuas da Lei a Moisés no Monte Sinai, vem depois da travessia do Mar Vermelho. Ou seja, ouvir a lei pressupõe a fé em Deus, que foi o primeiro a "ouvir o grito" de seu povo e "desceu para entregar a mão dos egípcios" (cf. Ex 3,8). Deus está atento ao grito do infeliz e, em resposta aos pedidos de audição: exige justiça para os pobres (cf. Se 4,4-5.8-9), o estranho (cf. Ex 20,22), o escravo (cf. Dt 15,12-18). Portanto, para entrar na justiça precisa sair dessa ilusão de si mesmo, o profundo estado de impasse, que é a fonte das nossas injustiças. Em outras palavras, você precisa de um "êxodo" mais profunda do que Deus trabalhou com Moisés, a libertação do coração, a palavra da lei em si não tem poder para realizar. Existe, então, a esperança de justiça para o homem?

Cristo, a justiça de Deus

O cristão responde positivamente à sede de justiça do homem, como o apóstolo Paulo no Carta aos Romanos"Agora, além da lei, a justiça de Deus se manifestou … pela fé em Jesus Cristo a todos os que crêem, porque não há nenhuma diferença, todos pecaram e carecem da glória de Deus e são justificados pelo dom da sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, que mostrou Deus como instrumento de expiação pelo seu sangue, por meio da fé, para mostrar sua justiça (Rm 3,21-25).

Qual é então a justiça de Cristo? É, acima de tudo, a justiça que é de graça, onde o homem não é reparada, se cura a si mesmo e aos outros. O fato de que a propiciação "ocorre no sangue" de Jesus significa que existem os sacrifícios do homem que salvou o ónus da culpa, mas o gesto do amor de Deus que abre ao extremo, a aceitar em si a "maldição" que a dos homens, a fim de transmitir ao invés da "bênção" que corresponde a Deus (cf. Ga 3:13-14). Mas isto levanta imediatamente uma objeção: o que a justiça existe apenas onde a morrer em vez de os culpados e os culpados em troca recebe a bênção para os justos? Cada um, portanto, não recebe o oposto de "seus próprios"? Na verdade, aqui se manifesta a justiça divina, profundamente diferente do humano. Deus tem nos pagou em seu filho o resgate de preço, um preço verdadeiramente exorbitantes. Enfrentando a justiça da Cruz, o homem rebelde pode, porque mostra que o homem é um ser autocrático, mas precisamos de outro para ser plenamente ele mesmo. A conversão para Cristo, creio no Evangelho, significa apenas isto: deixar a ilusão de auto-suficiência para descobrir e aceitar a própria indigência, a miséria dos outros e de Deus, uma exigência do perdão e amizade.

Entende-se, então, como a fé não é natural, confortável, óbvio precisa ter a humildade de aceitar que eu preciso de outra versão do "meu" para mim de graça, como "seu". Isso é especialmente verdade nos sacramentos da Penitência e da Eucaristia. Graças ao trabalho de Cristo, podemos entrar na justiça "maior", que é amor (cf. Rm 13,8-10) credor, a justiça que em qualquer caso, sempre é mais devedor, porque ele tem recebido mais do que eles esperam.

Precisamente por causa da força desta experiência, o cristão é obrigado a contribuir para a formação de justo, onde todos recebem o suficiente para viver de acordo com a sua própria dignidade como homens e onde a justiça é a vida por amor.

Queridos irmãos e irmãs, a Quaresma culmina no Tríduo Pascal, que este ano novamente para celebrar a justiça divina, a plenitude da caridade, doação e salvação. Que este tempo de penitência para todos os cristãos é um momento de autêntica conversão e intenso conhecimento do mistério de Cristo, que veio para cumprir toda a justiça. Com estes sentimentos concedo a todos a Bênção Apostólica.

Vaticano, October 30, 2009

Benedictus PP. XVI

—-Pois é; agora o período será voltado para uma profunda reflexão que todos nós deveremos fazer.

—-Mais, muito mais, eternamente-.

 

 

Anúncios

Publicado fevereiro 17, 2010 por heitordacosta em Reflexão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: