Cabeças Pensantes atentem e vigiem- Assim caminha a Humanidade-   1 comment

 
 
          Cabeças Pensantes atentem e vigiem
 
                                                            Assim caminha a Humanidade
]

Cabeças Pensantes atentem e vigiem

Assim caminha a Humanidade,

O mar da cor verde piscina apresentava calmas maretas. O céu azul, limpo, imensamente lindo! Eu estou sentado em um banco em frente ao parque Garota de Ipanema e, a praia do Arpoador.

É primavera, a população afluiu em massa. Encontro-me em estado contemplativo. Aprecio e admiro a manifesta obra. Em dado momento vejo a figura de um homem aparentando ter idade, 60 anos presumíveis. O seu corpo um pouco encurvado, com passos curtos arrastados, aproxima-se lentamente de onde estou.

Percebo que soluça, um choro abafado, sofrido. Levanto a sua frente. Pergunto se está precisando de ajuda, de cabeça baixa, não responde. Seguro seu braço e convidou-o a sentar-se no banco. Olhando seu rosto, agora mais próximo, percebo rugas profundas. Seus olhos estão fixos no infinito. Tento imaginar porque chora uma pessoa daquela idade, em uma linda manhã de primavera.

Subitamente virando-se em minha direção começa falar;

-minha mulher está com câncer. Ela tem 62 anos, é mais velha do que eu dois anos.  Nós estamos casados há 40 anos, não temos filhos e nem parentes, neste mundo apenas eu e, ela.

Faz uma pausa, olha para o chão e recomeça chorar. Tento fazer algo que possa melhorar aquele momento, procuro fazer que tenha esperança, a medicina e seus modernos meios, conhecimentos, equipamentos, remédios, pesquisas, médicos, tem ajudado muito. Vários casos, alguns gravíssimos obtiveram melhoras.

Neste momento sou interrompido. Segurando minha mão, ele fala: -Esse é justamente o problema. Para ter acesso a esse recurso de elite é preciso ter dinheiro. Isso só lhe dá como alternativa vender o apartamento, seu único patrimônio. Porém uma cruel dúvida lhe aflige. E depois tomada à decisão de vender o apartamento, o inevitável acontecer; sua mulher morrer?

-Meu Deus! Então entendi a razão de sua angústia. Para ele o bem material seria melhor escolha, mas, e a companheira de tantos anos? Atordoado mantive-me calado. Lentamente ele levantou-se e sem dizer mas nada, recomeça sua caminhada.

Percebo que os meus olhos estão marejados, é preciso dar um mergulho.  

-Mais, muito mais, eternamente-

 

 

 

 

 

 

 

      
Publicado dezembro 17, 2008 por heitordacosta em Saúde e bem-estar

Uma resposta para “Cabeças Pensantes atentem e vigiem- Assim caminha a Humanidade-

Assinar os comentários com RSS.

  1. Parabéns pela profunda sensibilidade deste texto…São situações – revezes da vida – que nos causam profunda reflexão…sem comentários…

    Curtir

Deixe um comentário

