Cabeças Pensantes atentem e vigiem -O Plano. A sociedade e o Consumo-   1 comment

 
 
                  Cabeças Pensantes atentem e vigiem
 
 
         

                    Cabeças Pensantes atentem e vigiem

                        O Plano. A sociedade e o consumo.

Agora ela é mais mulher, linda! Sua pele ostenta um bronzeado conquistado internacionalmente; ilhas gregas, mediterrâneo, Mônaco, Saint Tropez, Caribe, Brasil.

Sentado na rede ao seu lado, agora posso reparar melhor nas pessoas que ali se encontram. São casais de meia idade. Justine segura a minha mão, dirigindo-se a eles faz as apresentações.

-Queridos amigos, hoje é um dia memorável e inesquecível para todos nós. Estou muito feliz e razões não faltam. Uma delas, importantes em todos os sentidos, é a presença dos nossos heróis, dos nossos amados amigos, Gedenilson Nonato e Daniel Dantas!

Os casais são três. Brindam-nos com aplausos. Pergunto a Justine pelo Jofre. Ela pede-me desculpas por haver se esquecido de citá-lo, o Jofre tinha ido passear com monsieur Jugnot.  Aproveitando a descontração, Justine apresenta-nos os seus convidados: o primeiro casal, conde Latif Assad e esposa, condessa Soraya Assad. Libanês, empresário da indústria têxtil, exporta seda. O segundo casal, o homem chama-se Adalberto Vieira, general do exército, adido militar, e sua esposa Regina Vieira, ex-miss Boa Vistense. O terceiro é embaixador titular da embaixada brasileira em Paris, chama-se Alfredo Telles Pinto e sua irmã bolsista do museu Louvre, artista plástica, Anita Teles Pinto. Todos brindam em sua homenagem. Eles também são admiradores da nossa causa, a luta contra a Ditadura do Índice de Audiência.

 

A tarde transcorria tranqüila, vários assuntos foram abordados. Durante a nossa conversação, o embaixador Alfredo observa que as ações desenvolvidas pelo partido Niilista Brasileiro e a Facção Boi Voador, contrárias as atividades impostas por parte da Mídia brasileira comprometida com a Ditadura do Índice de Audiência, devem ser tratadas sob uma ótica mais abrangente, que ajude enfocar o aspecto social, cultural, antropológico, deixando de lado o confronto direto, -passeatas comícios contestações- que possam desvirtuar confundir aqueles que precisam ser esclarecidos. Para que haja mudanças, não basta dizer, apontar, convocar a população para que deixem de assistir esses "programas” sem nenhum conteúdo, o mínimo de respeito às famílias. É terminante antes de tudo que sejam desenvolvidas opções, criarem-se ferramentas, que auxiliem a sociedade no combate, é necessário em primeiro lugar que uma parcela dela -a excluída- tenha voz, seja ouvida, respeitada. É indispensável conhecer seus anseios, suas manifestações culturais, esse complexo universo. A Ditadura do Índice de Audiência exige uma reflexão mais apurada, -mapear o sistema de significação e as necessidades simbólicas que ele envolve- a relação entre seres humanos e os objetos que almejam. O Consumo e a Cultura.

Bebo mais um gole do meu drink, – uma taça com champanhe Veuve Clicquot-, pergunto ao embaixador Alfredo, se a relação consumo e a cultura nos revelam que longe de seguir impulsos psicológicos ou estritamente racionais, os homens consomem de acordo com valores socialmente significativos. Ele diz que a teoria do consumo tem de ser uma teoria da cultura e uma teoria social, e por isso é necessário que haja um debate amplo com a sociedade incentivar os segmentos nas áreas sociais a darem a devida atenção ao estado de sua lógica e de seus significados na sociedade.

-Trecho do “meu livro ‘DOSSIÊ”

-Mais, muito mais, eternamente-.

Anúncios

Publicado dezembro 7, 2008 por heitordacosta em Livros

Uma resposta para “Cabeças Pensantes atentem e vigiem -O Plano. A sociedade e o Consumo-

Assinar os comentários com RSS.

  1. Vi um pouco do seu trabalho. É um homem sensivel e humano. Espero que consiga acordar muitas consciencias para os horrores que constantemente presenciamos e mesmo que ninguem faça mais nada por não querer ou poder pelo menos se amem uns aos outros ,porque só o amor, pode por fim a tanta indignidade.Obrigada por me aceitar, como membro do seu grupo ao qual me orgulho de pertencer e parabens e um abraço caloroso Irene

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: