Cabeças Pensantes atentem e vigiem   Leave a comment

Foto-Heitor      O Vôo da Aguia

 

Procurando um documento em meus arquivos encontrei uma crônica de frei Betto, postada no século passado no jornal “O DIA”. Entendendo que o assunto abordado “ser ou não ser”, sobrevive ao tempo e ao espaço, com licença de vocês reproduzo ipsis literis.

 

 

Imagem1 aguia branca

 

A águia vive cerca de 70 anos. Mas para atingir essa idade, aos 40 ela deve tomar uma difícil decisão: nascer de novo, pois suas unhas ficam compridas e flexiveis, dificultando agarrar as presas com as quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva. As asas, envelhecidas e pesadas, dobram-se sobre o peito, impedindo-a de empreender vôos ágeis e velozes.

Restam à águia duas alternativas: morrer ou passar por uma dura prova, ao longo de 150 dias. Essa prova consiste em voar para o cume de uma montanha e abrigar-se num ninho cravado na pedra. Ali, ela bate o velho bico contra a pedra, até quebrá-lo. Espera, então, crescer o novo bico, até que possa arrancar as suas unhas. Quando as novas unhas despontam, a águia extirpa as velhas penas e, após cinco meses, crescidas as novas penas, ela atira-se renovada ao võo, pronta para viver mais 30 anos.

Reaprender a voar é ousar recolher-se para começar de novo. Eis a sabedoria de todas as religiões tradicionais ao exigir de seus noviços um tempo de reclusão. O mesmo ocorre em muitas tribos indígenas, quando o jovem, para ser considerado adulto, é recolhido a uma cabana isolada, onde o xamã o submete a provas e o introduz em conhecimentos específicos. Mas é preciso voar até a montanha. De cima, vê-se melhor.Talvez por isso, Deus, ao criar o ser humano, tenha colocado a cabeça acima do coração. Ver com as emoções é correr o risco de desfigurar os desenhos.

E saber esperar. Primeiro, ousar perder o que envelheceu: o bico, as unhas, as penas. Despojar-se do que atravanca os nossos passos. Segundo, aguardar pacientemente o tempo da maturação. Enfim, dar o salto, abrir as asas para vida e, sem medo, empreender o vôo rumo a novos horizontes. 

 

—–Um bom final de semana a todos.

 

–Mais, muito mais, eternamente-.

Anúncios

Publicado outubro 25, 2008 por heitordacosta em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: