Cabeças Pensantes atentem e vigiem – O VERÂO-   Leave a comment

Foto-Heitor      

Trecho da cartilha do meu projeto Vá a Praia mais volte pra casa

 

Cabeças Pensantes atentem e vigiem É tempo de Verão

 

É tempo de verão. Roupas leves, peles queimadas, alegria beleza e sedução. Para isso nada melhor que a praia. Nessa época a população aflui em massa, porém é preciso ter muita atenção com a saúde.

É necessário observar algumas regras ao freqüentar as praias.

 

 

                                                                                                                                G.Mar 339_0002

 

Atenção com a água quase sempre com níveis não adequados –poluição- ao banho de mar e evitar o uso da areia da praia para caminhar descalço, geralmente é comum estarem contaminadas por fezes de cachorros. Um desses riscos é a larva Migrans, os ovos desses parasitas entram na pele, rompe-se e o verme começa a fazer caminhos sob a pele. Existem outros perigos, os espetinhos de bambús restos dos churrasquinhos e dos espetinhos com camarões, e também alguns anzóis enterrados na areia.

O excesso de exposição ao sol pode causar desde uma simples ardência na pele até queimaduras de segundo grau, dependendo das substâncias aplicadas com o intuito de acelerar o bronzeado, além do câncer de pele, Hepatite A, conjuntivite, contaminação por bactérias presentes na água que levam a diarréia, são algumas das ciladas encontradas nas praias propriamente dita.

Também é preciso cuidado com a alimentação, peixe de água contaminada, pouco cozido pode causar Hepatite A. Essa doença também pode ser contraída quando nadamos em água contaminada. Nesse período o mais comum é a insolação, quando a pessoa expõe-se por muitas horas ao sol, e ao calor, sem a devida compensação.

O calor excessivo leva a perda da consciência e a desidratação, com suas conseqüências, que são; o vômito e a diarréia. Este é um assunto que deve ser levado a sério.

O filtro solar, óculos escuros e chapéus ou bonés, devem ser usados sempre. O sol também provoca um impressionante envelhecimento precoce da pele e lesões nos olhos.

A insolação resulta da incidência direta dos raios solares, provoca uma perda de líquidos, e a pessoa pode ter dor de cabeça, tontura, vertigem, falta de ar, aumento da temperatura corporal, mal-estar e vômitos. Ao primeiro sinal, deve-se procurar a sombra e ingerir líquidos em grande quantidade. Se houver queimaduras relevantes e, aumento da temperatura do corpo, a vítima deve ser levada e colocada em uma banheira com água em temperatura no máximo de 20 graus. O soro caseiro ajuda na sua reidratação

A conjuntivite também tem maior incidência no Verão, especificamente a do tipo bacteriano. Os principais motivos são; o calor e a umidade, que criam condições favoráveis a proliferação das bactérias.

Deve-se observar o cuidado de não levar a mão suja aos olhos. A higiene é o grande aliado. Para prevenir dos malefícios da radiação solar é recomendável o uso de óculos de boa qualidade. A radiação acelera a instalação da vista cansada e, está na origem da degeneração Maculas senil, doença da retina que afeta aos idosos. O ideal é usar óculos com lentes de policarbonato.

A pele é a que mais sofre no verão. Atingir um bronzeado rápido em um dia de praia usando bronzeador caseiro, e hábito de não usar proteção solar, são os principais casos, além da exposição prolongada ao sol, das alergias e queimaduras na pele.

Outro fator que deve ser observado é o longo período na água do mar, ou horas com a água salgada no corpo. È prejudicial. A água do mar tira a proteção da pele deixando-a irritada, ressecada, criando condições que facilitam a contaminação por microorganismo. É aconselhável usar o sabonete apenas uma vez em um banho por dia para não tirar a proteção natural da pele. Nos outros banhos use apenas a água.

Para aqueles banhistas que não são assíduos freqüentadores da praia, quando chegarem a uma praia procure um Guarda-Vidas e pergunte a ele qual o melhor lugar para tomar seu banho de mar. E lembre-se, nadar é na piscina.

-Mais, muito mais, eternamente-.

Anúncios

Publicado dezembro 27, 2007 por heitordacosta em Saúde e bem-estar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: