Cabeças Pensantes   Leave a comment

Cabeças Pensantes atente e vigiem

A Televisão a ética e os Direitos de Imagens

Tudo bem quando o enfoque refere-se a uma homenagem, seja ela de aniversário da emissora ou, da morte de um artista. Porém, no caso da Rede de Televisão Bandeirante, ela vai um pouco mais além. Ao reapresentar semanalmente a série de programas, “Bronco”, contendo participações de destaques já falecidas, – Ronaldo Golias, Nair Belo, assume uma postura não ética ao apresentá-lo através de chamadas com patrocínio. Neste caso não se trata de homenagens, mas, simplesmente a venda de um conteúdo, que foi apresentado na década de 80 séculos passado.

Tal fato não é privilégio da citada emissora, o Sistema brasileiro de Televisão, (SBT), também apresenta diariamente um programa tendo o mesmo artista, Ronaldo Golias.

Eu destaquei esses dois casos apenas para que eles sejam escrutáveis. Mas o problema não se esgota nesses exemplos. Na área fonográfica ele se faz presente através de lançamentos de CDS e DVDS, sem um mínimo de respeito, prevalecendo à famosa “lei” de Gerson, onde simplesmente os valores morais e éticos, são sobrepujados pelo o “amoral” faturamento comercial.

-Se você gravou e não fez sucesso, morra. Ai, antes que o seu cortejo fúnebre chegue ao campo santo, você “estará” em primeiro lugar na lista dos mais pedidos e vendidos da semana, sendo sua obra, lançada em CDS, DVDS, com direito a exibições de Vídeos na Internet-.

Atenção Cabeças Pensantes: Essa abordagem tem como objetivo, o inicio de um debate sobre essa forma vigente de domínio sobre os direitos, Intelectuais, comerciais de imagens e, autoraisEstou à espera de vossas  

Anúncios

Publicado agosto 12, 2007 por heitordacosta em noticias e opinião

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: